Plano de desenvolvimento tecnológico: como se preparar para os próximos 5 anos?

O plano de desenvolvimento tecnológico propõe aos empresários métodos específicos para inserir na organização, de modo a garantir que o desempenho de todos passem por melhorias, com uso de boa tecnologia para fornecer à empresa rentabilidade, maior procura de serviços e obter vantagem acima dos concorrentes.

O que é o plano de desenvolvimento tecnológico?

O plano de desenvolvimento tecnológico nos apresenta diferentes procedimentos interligados em uma diversidade de atividades específicas, que tendem a variar conforme os setores industriais.

Além disso, saiba haver uma divisão durante este processo de plano tecnológico e, dentre eles, podemos mencionar o fato de poder identificar oportunidades, tornar a tecnologia totalmente internalizada e fazer avaliações de projetos.

Exemplos de desenvolvimentos tecnológicos

O mercado de transportes passou por muitas modificações ao longo dos anos e, com a chegada de aplicativos como o Uber ou 99, a vida de muitas pessoas ficou mais fácil no dia a dia.

Isso possibilita que elas peçam por viagens pelo smartphone ao local desejado, paguem por um valor inferior ao de um táxi e cheguem rapidamente no destino.

Outro excelente exemplo é com relação aos computadores que há alguns anos nos fornecia uma tecnologia inferior ao que conhecemos atualmente.

As telas eram quadradas, grandiosas e o espaço de memória do PC era inferior ao que possuímos para jogar ou trabalhar hoje em dia.

Além destes aspectos, perceba que outra tecnologia utilizada regularmente está em nossas mãos o tempo inteiro.

Os celulares nos oferecem muita praticidade, seja para enviar mensagens, ouvir música, assistir uma vídeo-aula do curso ou mandar e-mails.

Até a década de 90 isso não era possível, e as pessoas usavam FAX para enviar documentos, ou ligavam para conversarem. Ouvir música? Era possível fazê-lo pelo rádio ou discman, com uso de um CD.

Todas essas mesmas informações, atualmente, se encontram no mesmo objeto que viabiliza a vida de todas as pessoas para não terem que carregar inúmeros itens ao mesmo tempo quando saírem para trabalhar.

Hoje em dia, ao invés de passar horas procurando por uma empresa na lista telefónica, você pode baixar rapidamente uma lista de empresas com milhares de cnpj e telefones atualizados.

Dessa forma, a tecnologia e a organização de dados permite economizar tempo e esforço de trabalho para atividades mais criativas.

Como o plano de desenvolvimento tecnológico pode ajudar empresas em projetos futuros?

Como observamos no exemplo anterior, o plano de desenvolvimento tecnológico fará com que a tecnologia utilizada seja para tornar o trabalho dos funcionários muito mais ágil e menos burocrático.

Simplificação de processos

É possível desburocratizar com a tecnologia e ter maior controle dos setores financeiros, verificar informações com total precisão sobre o que está em excesso, utilizar corretamente os recursos e conferir o que se encontra em desperdício.

Automatização

O plano de desenvolvimento tecnológico, com a automatização dos processos, permite que os funcionários realizem um trabalho prático, o que faz com que estes profissionais atuem com mais desafios e elaborem melhores estratégias para fornecerem um aproveitamento mais proveitoso.

Desenvolvimento tecnológico na tomada de decisão

O plano de desenvolvimento tecnológico auxiliará a tomar decisões específicas, sejam elas cruciais ou não, que podem variar desde o processo de produção até a sua precificação e que conseguem verificar margens de erros e as reduzir. Inclusive, obterão mais informações sobre o que deve ser feito para ter uma decisão correta e que não gere problemas na empresa.

Custo benefício

O plano de desenvolvimento tecnológico permite aos profissionais economizarem um tempo maior na realização de suas funções. Dessa maneira, há a possibilidade de ter um custo-benefício maior e utilizá-lo especificamente em melhorias para os profissionais da área e trabalhar com novas estratégias.

Produtividade

O plano de desenvolvimento tecnológico permite que as empresas verifiquem diferentes resultados acerca de seus funcionários, em conjunto e individualmente.

Isso torna possível checar os que têm uma alta-performance dentro da organização e trabalhar para que os demais atuem por igual.

Controle de qualidade

Para ter um melhor controle de qualidade com seus colaboradores, é necessário investir em bons treinamentos que os tornem qualificados a exercerem o cargo sem receber instruções. Neste caso, ele consegue desenvolver sua atividade plenamente ao dominá-la do jeito correto.

Não se esqueça de recorrer à tecnologia, pois isso permite fornecer aos profissionais softwares de excelente qualidade, que os ajudarão a melhorar na performance e ter a produtividade ideal no trabalho.

Aprimoramento da comunicação interna e com os clientes

Saiba que a comunicação é um dos aspectos mais importantes dentro de uma empresa, e é vital haver diálogos entre os colaboradores para com os líderes.

Utilize a tecnologia para apresentar o que é necessário e auxiliará a evitar que problemas possam ocorrer futuramente por falta de conversas.

A partir do momento em que você implementa a tecnologia em sua organização, possibilita aos seus clientes um diálogo completo e sem qualquer burocracia.

Haverá mais fluidez seja durante a venda ou pós-compra e isso dará a garantia de que esses clientes retornem até você regularmente.

Mais vendas

A tecnologia presente no setor de vendas promove a identificação de possíveis compradores e evita problemas para comercializar o que possui ou, na maioria das vezes, nem sequer conseguir vender.

Por esta razão, é interessante incluir em sua empresa a tecnologia de ponta para auxiliar na identificação dos possíveis interessados em sua compra, fazer a análise de dados e prosseguir com este processo até finalizar a venda.

Comodidade e mobilidade no acesso à informação

A mobilidade tornou-se mais prática graças ao plano de desenvolvimento tecnológico e isso possibilita que os colaboradores atuem de casa sem precisarem frequentar regularmente a empresa.

É possível fechar contratos, realizar vendas, dialogar com clientes e dar a eles total suporte mesmo longe da organização.

Gestão de talentos

O plano de desenvolvimento tecnológico permite que se tenha uma excelente melhora na gestão dos talentos e torne possível verificar o rendimento destes profissionais, em cada setor, e realizar o acompanhamento a fim de melhor remunerá-los.

Tecnologias de soluções para o desenvolvimento tecnológico de empresas em projetos futuros

Com o plano de desenvolvimento tecnológico, é possível encontrar melhores soluções para seus principais projetos, de modo a garantir que saiam como planejado. Dessa maneira, você obterá melhores resultados com faturamento e desempenho de seus colaboradores.

Blockchain

No caso do Blockchain, este atua como um gigantesco banco de dados que possui armazenado uma variedade de informações e tem o poder de guardar muitas outras.

Dessa maneira, é possível compartilhar registros desses dados com os colaboradores com total segurança e permitir que o fechamento de contratos seja feito sem riscos de vazamento de dados.

Inteligência artificial

É possível utilizar chatbots ou até mesmo ferramentas que checam como se encontra o desempenho dos profissionais, portanto, é interessante verificar qual a I.A melhor se adequa à sua empresa e ao que está em busca.

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais utilizadas atualmente, e é interessante incluí-la em sua empresa a fim de fornecer melhorias nos principais setores da organização.

Cloud computing

Neste caso, o cloud computing permite que se guarde informações na nuvem e é isso que permite ter muito mais segurança, por conter a criptografia e somente autorizados podem verificar o conteúdo.

Além disso, há a possibilidade de checar as informações de qualquer lugar em que esteja, independente de estar pelo celular por conta de uma viagem de negócios ou não.

Smartphones, computadores e até mesmo os notebooks podem ser utilizados para realizar as consultas de dados.

Big Data

Atualmente, existem milhares de informações que as empresas possuem acerca de vendas, clientes e concorrentes que possibilita estudá-las com afinco através de Big Data.

A tecnologia permite que seja consultado uma variedade de informações que auxiliarão a melhorar a empresa como um todo.

Veja também: Como manter os aplicativos de bancos digitais seguros.

error: Content is protected !!