Concurso Público 2023: Saiba como se preparar da melhor forma para não perder oportunidades

por Pedro Rodrigues

Publicado em

Atualizado em

ANÚNCIOS

Como previsto, novas oportunidades de editais surgiram para os concursos públicos em 2023. Com uma alta demanda de cargos, o que se vê é uma grande disponibilidade de vagas para os concurseiros de plantão.

Segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), a previsão é de 55.219 vagas a serem preenchidas através dos concursos públicos. Dessa maneira, o que não faltam são possibilidades para os concurseiros.

Porém, a concorrência é alta nos concursos previstos, o que exige maior preparação de sua parte. Prossiga com a leitura do artigo e veja como estudar para os concursos de 2023!

ANÚNCIOS

Concurso público 2023: como realizar a preparação para os concursos?

“Considerando os prazos estipulados para os concursos públicos, há um excelente tempo para estudar e garantir a aprovação.”

Todo ano, milhares de brasileiros decidem investir seu tempo (e dinheiro) nos concursos públicos. Conforme a concorrência aumenta, mais o candidato deve chegar preparado para a prova do concurso.

Para lhe ajudar nisso, aqui vão algumas dicas importantes para se preparar!

Não espere o edital do concurso sair para se preparar

Muitos já começam a preparação do concurso errando, pois esperam pelo edital do concurso para começar a estudar. Acontece que quando o edital é publicado, sobra pouco tempo no cronograma.

O ideal é começar a estudar com antecedência, preparando o conteúdo, estudando, revisando, praticando e fazendo simulados.

Defina bem a carreira ou concurso em 2023

Não faz bem estudar de maneira genérica para os concursos públicos, pois eles estão se tornando cada vez mais específicos. Por isso, defina bem a carreira ou concurso em 2023, de forma a se preparar de maneira específica para ele.

Acompanhe os principais concursos previstos

O que não faltam são sites voltados para os concursos públicos que informam os concursos previstos para o próximo ano. Acompanhe eles para saber as suas opções e consultar informações como:

ANÚNCIOS
  • Nível da seleção (fundamental, médio, técnico ou superior)
  • Local de lotação
  • Remuneração + benefícios
  • Possibilidade de evolução na carreira
  • Jornada de trabalho e área de atuação

Monte um cronograma para estudar para o concurso

Um cronograma para estudar para o concurso é fundamental, pois a organização ajuda no estudo completo do conteúdo programático. Para ter sucesso, é importante que já monte ele antes do edital do concurso ser lançado.

Se for montar o cronograma para estudar para o concurso, você precisa definir:

  • O seu tempo disponível na semana (deixando espaço para sono, alimentação e lazer)
  • O local disponível para estudos (que deve ser calmo, silencioso e sem interrupções)
  • A prioridade dos conteúdos que vai estudar

Invista numa graduação

Se for possível, ter uma graduação é excelente para aumentar as suas chances de aprovação. Além de proporcionar mais conhecimento, a graduação lhe torna mais apto para vagas de concurso que exigem nível superior ou técnico.

Escolha bem os materiais de estudo

Não é todo conteúdo na internet que vai lhe ajudar a ser aprovado – alguns, inclusive, podem até lhe atrapalhar. Por isso, é importante buscar por materiais de estudo em sites mais indicados, como:

Crie o hábito de revisar

Além de estudar e praticar, é importante que você revise regularmente os conteúdos que estudou. Por isso que é recomendado fazer resumos e mapas mentais para revisar tudo que estudou e evitar a curva do esquecimento.

Faça pequenos intervalos entre os momentos de estudo

Para não chegar exausto na prova do concurso, é importante que realize pequenos intervalos entre os períodos de estudo. O recomendado é algo em torno de 15 a 20 minutos, que você deve usar em tarefas que não lhe gerem cansaço visual e físico.

Conclusão

Para conquistar alguma das vagas do concurso, é necessário estar bem psicológica e fisicamente. Além disso, é essencial que estude, revise e pratique todo o conteúdo que costuma ser cobrado na prova.

Através dessas simples dicas, é possível conseguir a aprovação futura nos concursos públicos de 2023!