APRENDA NESSE TUTORIAL A CONFIGURAR SEU ROTEADOR WI-FI PELO IP 192.168.1.1

O IP 192.168.1.1 é um endereço privado não acessível através da internet, esse endereço serve para redes de computadores locais (LAN), onde cada dispositivo eletrônico adota um endereço que pode ser identificado publicamente.

Muitas pessoas, no intuito de acessar o endereço 192.168.1.1 acabam por acessar seus navegadores e digitam 192.168.o.1.1 de forma equivocada, puro desconhecimento.

#1 Confirmando seu Endereço IP

Se você esqueceu ou não sabe o IP do seu roteador wifi, faça isso:

  • Siga esse caminho no Windows: Segure a tecla Windows + R, então abrirá uma caixa do menu Executar, nela, digite CMD e aperte enter;
Imagem mostra a janela do comando windows mais R, que é executado no Sistema operacional Windows
Executar
  • Após isso, aparecerá uma tela parecida com a abaixo, nela você vai procurar o campo Gateway Padrão, na parte sobre Adaptador de Rede Sem Fio Wi-Fi.
Imagem mostra a tela do comando CMD se digitado no menu executar com a tecla windows mais R
Gateway Padrão é 192.168.1.1
  • Pronto, agora você já sabe qual é o endereço IP que seu computador está se conectando com o roteador wi-fi.

#2 Conectando-se ao Roteador Wi-Fi

Agora que você já sabe que o IP para acessar o roteador e poder configurá-lo é 192.168.1.1, faça isso abaixo:

  • Abra seu navegador de internet e digite o endereço http://192.168.1.1
  • Será então solicitado dados de login (usuário e senha)
  • Pegue as informações na traseira do seu roteador, veja um exemplo na imagem abaixo
Imagem mostra a parte de baixo de um roteador de IP 192.168.1.1
Dados de login padrão em destaque
  • Após digitar os dados de login, você adentrará no painel principal de configurações administrativas do roteador.

#3 Após o login, faça a configuração

#4 Mudando a Senha do Wi-Fi pelo Celular

Endereço IP Padrão 192.168.1.1

Cada vez se faz mais necessário o uso de internet por rede sem fio, a maioria dos acessos hoje em dia se dá através de smartphones, seja para utilizar um celular ou seu computador, se faz necessário o uso do IP.

Porém, para que isso ocorra e tudo funcione de maneira correta, é preciso fazer uma configuração do seu modem e roteador Wi-Fi por meio do IP 192.168.1.1.

Cabe sempre ressaltar que o modem e o roteador são dois aparelhos com funções diferentes, porém, muitas empresas de internet já adotaram para seus clientes o uso dos aparelhos 2 em 1, que são um modem com o roteador já incluído junto.

Como Acessar a Página de Admin do seu Roteador

Novamente, o que é 192.168.1.1?

192.168.1.1 é um protocolo de comunicação pela rede, mais conhecido por IP (que significa protocolo de internet).

Um número de IP serve como identificação pública do seu aparelho que estiver conectado à rede. Para que o roteador possa ser acessado, é necessário acessar o endereço IP padrão da sua rede.

Para que serve a configuração do endereço http://192.168.1.1?

Configurar o roteador pelo endereço 192.168.1.1 é muito importante, pois, sem realizar a configuração, o seu aparelho não será capaz de transmitir o sinal de internet via wireless.

192.168.1.1 - login roteador wireless - 192.168.o.1.1

Como configurar o roteador de modo seguro?

Primeiramente, deve-se verificar se a internet está funcionando normalmente, depois inserir o cabo de rede que pode estar conectado ao computador na entrada amarela do seu roteador.

Depois disso, deverá seguir alguns procedimentos que virão a seguir.

Antes de começar a configurar, você deve verificar primeiro se o 192.168.1.1 é o link correto. Embaixo do seu modem ou roteador haverá um papel colado com algumas explicações.

A primeira coisa a se fazer é conectar na rede com a senha que estarão ali colocadas, para depois poder acessar as configurações.

Após tudo estar ok, você deverá digitar 192.168.1.1 na barra de endereços do seu navegador.

Dificilmente há uma preferência ou não funcionamento por parte do programa em determinados navegadores, por isso pode ser acessado em qualquer um da sua preferência. Depois de digitar, pressione a tecla Enter.

O que irá aparecer a seguir são dois pequenos campos, um para inserir o nome de usuário e outro para digitar a senha de acesso.

Como funciona esse login?

O login deve ser acessado utilizando a forma padrão, que é a palavra “admin”, sem aspas, em ambos os campos. Muito difícil que seja algo diferente disso, pois é um padrão de acesso para todo modem e roteador.

Caso não funcione, ainda assim pode haver outras possibilidades e algumas delas são: utilizar “Admin”, da mesma forma anterior, porém, com letra inicial maiúscula e, às vezes, até sem ser necessário digitar nada, apenas clicar no botão OK.

Se mesmo assim não funcionar, e não houver nenhuma outra informação sobre isso na caixa ou embaixo do produto, é necessário entrar em contato com o fabricante.

E depois do login?

Após o login ser efetuado com sucesso, a interface do programa estará aberta, e assim será possível realizar todas as configurações necessárias para o funcionamento do roteador.

Poderá acessar informações como:

  1. Configuração de Senha Padrão do Wi-Fi;
  2. Definir Senha por Endereço MAC;
  3. Identificar quais IPs estão conectados;
  4. Colocar Dispositivos na Blacklist;
  5. Colocar Dispositivos na Whitelist;
  6. Etc.

Assim, você irá dar de cara com essa interface que foi aberta a partir do link 192.168.1.1.

Claro que, cabe também lembrar, que alguns fabricantes podem utilizar ao invés do IP padrão, um link como se fosse um site comum, como por exemplo, nomedaempresa.net.

Dentro desse programa, é possível realizar diversas alterações como no DNS, configurar a rede e senha do Wi-Fi, informações de segurança e até mudança no login principal, como já dito.

Essa mudança no login principal é importante de ser realizada, pois, por ser um nome de usuário e senha padrão para praticamente todos os modelos, qualquer pessoa que consiga conectar-se a sua rede wireless terá como acessar todas essas informações e até alterar determinadas configurações.

Mas, voltando às configurações principais, é sempre importante compreender alguns detalhes: você pode alterar tranquilamente a qualquer momento suas informações de rede, qualquer configuração errada pode trazer problemas para sua internet e, por fim, qualquer erro é possível ser consertado.

Entretanto, essas interfaces nunca serão iguais, pois cada fabricante possui o seu próprio programa.

Assim, caso você já tenha visto ou conheça alguma, se mudar a marca do produto verá uma interface totalmente diferente, porém com as mesmas funções.

Para acessar e alterar as configurações do Wi-Fi, você encontrará a opção no menu, e basta digitar o nome desejado no lugar do padrão e colocar uma senha de sua escolha.

Da mesma forma, é possível se alterar a senha de acesso como administrador do 192.168.1.1.

Qualquer erro que você possa cometer pode ser consertado, fique tranquilo! Basta resetar o aparelho, seguindo as instruções do manual, caixa ou pelo atendimento ao cliente.

Algumas empresas realizam algumas configurações que podem fazer com que você não consiga acessar o roteador pelo 192.168.0.1.1 com senhas padrões ou até mesmo resetando o aparelho, pois não conseguirá as configurações ideais.

Isso ocorre para que o cliente sempre tenha de ir atrás de um atendimento da empresa, e muitas vezes isso pode ter custos extras e causar um desgaste, por ser algo que você mesmo pode fazer.

Tópicos que podem te ajudar:

E é possível configurar o roteador sendo um usuário comum?

É possível sim, porque como já foi dito logo antes, qualquer erro pode causar algum problema mas é possível de ser consertado.

Não são interfaces de difícil acesso, como já pôde ser visto, no entanto, devemos perceber que há algumas coisas a entender.

Primeiramente, a grande maioria não vem com tradução para a língua portuguesa, estando sempre disponível em inglês.

Depois, percebemos que, mesmo traduzido, existem muitos termos técnicos que não possuem uma palavra equivalente em português. Isso pode tornar as coisas um pouco mais complicadas sem um conhecimento prévio do assunto.

Portanto, é recomendado que você, caso tenha receio de acabar por desconfigurar o seu modem e roteador acessando o 192.168.1.1, procure algum técnico, contate a empresa fornecedora da internet ou alguém que já possua esse conhecimento sobre como realizar estas configurações.

Assim você evita configurações erradas e possíveis problemas de acesso à rede.

error: Content is protected !!