192.168.11 – Configuração Padrão do Modem e Roteador Wi-Fi

192.168.11

Como configurar o modem ou roteador? É algo complicado? Qualquer pessoa pode fazer? O que é o 192.168.11?

Estas são algumas questões que sempre são apresentadas por qualquer pessoa que queira adquirir ou aprender a utilizar seu modem e roteador da forma correta.

Configuração Direta Passo a Passo:

  1. Estabeleça uma comunicação por cabo entre seu aparelho Wi-Fi e o Computador;
  2. Digite uma das senhas 192.168.1.1192.168.11 e 192.168.01 no navegador;
  3. O dados de login e senha estão fixados na parte de baixo do aparelho;
  4. Feito isso, basta acessar a net e logar, ganhando acesso às configurações do roteador.

Uma configuração bem feita pode fazer sua internet funcionar melhor do que o esperado, porém, caso contrário, você pode não conseguir acessar site nenhum, ou não encontrar a rede que acabou de ser criada.

Por isso, trazemos alguns passos e informações importantes sobre configuração do modem e roteador Wi-Fi.

Um modem tem como principal função, receber os dados e configurações de internet e distribuí-los com qualidade para o seu computador.

O roteador Wi-Fi serve para distribuir esse sinal do modem para muito mais dispositivos via wireless. Basicamente, estas são as diferenças entre um e outro.

Atualmente, a necessidade de se utilizar vários dispositivos sem a necessidade de cabos para conectá-los está muito maior do que há poucos anos atrás.

Assim, muitas empresas já adotam, como padrão, um aparelho 2 em 1, que é um modem com o roteador embutido. Facilitando assim as configurações e ocupando menos espaço na sua estante.

192.168.11 - configuração do roteador wi-fi

O que é necessário para configurar o roteador Wi-Fi?

Primeiramente, devemos verificar se há conexão de internet, e depois, seguir os passos que serão apresentados a seguir.

Após ter conectado seu roteador no modem via cabo (caso não seja do modelo 2 em 1), você irá abrir o navegador de sua preferência em seu computador e digitar na barra de endereço o IP 192.168.11, em sua forma correta.

Para que um Internet Protocol (IP) funcione, é necessário digitar com três pontos, da seguinte maneira: 192.168.1.1.

Um Internet Protocol é, resumidamente, o endereço de um dispositivo na rede, onde cada um destes dispositivos possui um número diferente, podendo assim ser identificado em qualquer parte do mundo.

Acompanhe o Vídeo de Configuração

O modem e roteador possui seu endereço padrão para todos os aparelhos, assim, mudado apenas a interface de acordo com o fabricante e modelo.

Existem alguns tipos de IP 192.168.11, podendo aparecer na forma de 192.168.1.1 ou 192.168.0.1. O primeiro geralmente será utilizado para roteadores Wi-Fi, o segundo já será apenas para conexões via cabo ou alguns modelos específicos de determinadas empresas de internet.

Digitei o 192.168.11, e agora?

Ao pressionar a tecla Enter, você verá uma janela com dois campos de texto, onde serão inseridos o nome de usuário e a senha para efetuar o login na interface do roteador Wi-Fi.

Normalmente, o nome de usuário será “admin” e a senha também “admin”, ambos sem aspas, pois é um modo de acesso padrão. Depois você deverá clicar no botão OK.

Pode ocorrer de esse padrão variar conforme alguns modelos e fabricantes, podendo ser deixado até em branco, apenas necessitando do ok do usuário, ou alterando letras maiúsculas nas palavras.

É importante verificar também, embaixo do seu roteador, na embalagem ou manual de instruções algumas informações, como por exemplo, o usuário e senha padrões e também a rede Wi-Fi que você deverá conectar antes de tentar acessar 192.168.11.

Pesquise também estes IPs:

Logo após, se tudo der certo ao tentar acessar com o nome de usuário e senha padrões, a interface de usuário do roteador estará aberta pronta para ser utilizada.

Dentro dela é possível realizar diversas configurações, porém, basicamente são dados de configuração da conexão, distribuição de sinal e de segurança.

O ideal é que você altere dentro desse programa o acesso padrão, para um login que você possa lembrar quando for necessário usar.

Por ser um tipo padrão de login, muitas vezes se alguém sabe utilizar e tem acesso à sua rede de internet, pode acabar alterando algumas configurações, até com más intenções.

Alterando assim estes dados, você estará seguro desse tipo de acesso. Também, é importante que você configure sua rede wireless dentro do programa, para que assim você possa permitir acesso apenas de quem possuir a senha.

Para alterar as informações da rede, você deverá buscar nos menus do programa o que for equivalente à segurança da sua rede, e ao encontrar, você deverá digitar a senha nova, colocar o nome que quiser na rede e inserir a senha anterior para que seu acesso seja liberado.

É importante lembrar também, que muitas empresas que fornecem o sinal de internet acabam por bloquear o acesso do usuário ao 192.168.11 para que seja necessário entrar em contato e solicitar o serviço da empresa sempre que for preciso alterar alguma configuração no seu modem ou roteador.

Posso fazer isso sem um acompanhamento?

Pode sim, é claro. Porém, é importante saber que há alguns riscos, como o de desconfigurar toda a rede de internet, acabar bloqueando algumas funções ou até mesmo acabar por bloquear a rede e não conseguir acessar.

Claro que todos esses erros são reversíveis resetando o seu aparelho, mas é importante que você tenha conhecimento de algum tipo de interface ou já tenha feito alguma configuração anteriormente, para que assim possa evitar alguns desses erros acima citados.

Outro ponto importante para saber se você conseguirá fazer as configurações é o seu nível de inglês ou conhecimento de termos técnicos.

A maioria dos fabricantes ainda utiliza apenas o inglês como idioma padrão de seus programas e sem a opção de alterar a linguagem.

Quando há disponível, e geralmente o produto é de fabricantes nacionais, não existem palavras em português que sejam equivalentes à maioria dos termos técnicos que estão ali presentes.

Portanto, é necessário um breve conhecimento e informação para realizar essa configuração.

Grande parte dos roteadores também já vem com o manual de instruções onde é possível verificar cada função, e que mesmo em inglês, acaba tornando um pouco mais fácil a sua vida.

Por fim, para acessar e configurar o 192.168.11 pense bem antes de começar a fazer qualquer um dos passos indicados.

Procure ajuda de um técnico ou alguém com um prévio conhecimento sobre o assunto, caso esteja receoso quanto a fazer qualquer alteração nas configurações da sua internet, evitando possíveis problemas.

Deixe um comentário

error: Content is protected !!