168.192.o.1 – Acesso, Configuração e Senha do Roteador e Modem

            Atualmente, em qualquer residência ou empresa, há um modem de IP 168.192.o.1 e acompanhado (ou até com um embutido) de um roteador wireless, para distribuir a Wi-Fi e a internet ser acessada em qualquer dispositivo móvel ou computadores.

            Porém, é necessário que seja feita uma configuração certa no roteador para que tudo funcione corretamente e sem problemas, podendo assim acessar livremente a internet.

O que é 168.192.o.1?

            Esse é o código de acesso para as configurações do seu modem e roteador, na forma de um Internet Protocol, mais conhecido por IP, que é um protocolo de comunicação na rede, pelo qual é possível acessar e enviar dados em qualquer máquina conectada a rede.

Seu computador, celular ou tablet também possuem um IP, que é basicamente o seu endereço na rede.

            O IP de configuração deve ser escrito alterando o “o” pelo número 0 e na forma de 192.168.0.1, para que assim possa funcionar corretamente e permita o acesso ao painel de controle do seu roteador.

Como diferenciar o modem do roteador?          

O modem e roteador pode ter configuração diferente. Dependendo do modelo, às vezes é um modem com o roteador embutido, oferecido por algumas empresas de que distribuem internet, ou também de forma separada, na qual o modem é utilizado apenas para acesso via cabo e assim acaba por ser necessário adquirir um roteador wireless para conexão via Wi-Fi.

A diferença está basicamente na forma de uso, onde o modem é o aparelho que recebe os dados e configurações da internet e distribui via cabo.

O roteador é apenas para distribuição do sinal do modem, de forma resumida. E quando há os dois em um aparelho apenas, ocupa menos espaço e é mais prático.

Como é possível configurar e o que fazer?

            Para realizar a configuração do seu roteador, primeiramente será necessário verificar as informações do próprio aparelho, que estão disponibilizadas na embalagem ou embaixo do aparelho. Ali estão dados de conexão, como as informações do sinal de Wi-Fi e como conectar ao 168.192.o.1.

            Logo após, você irá abrir o seu navegador de internet e digitar o Internet Protocol na barra de endereços, depois pressionar a tecla Enter para confirmar o acesso.

O fabricante poderá indicar algum navegador no qual o programa funcionará melhor, porém a princípio, funcionam em todos os principais navegadores disponíveis.

Lembrando que, se você utilizar o 168.192.o.1, o acesso não ocorrerá.   É necessário digitar corretamente o IP 192.168.0.1, pois somente assim será possível iniciar a interface do seu roteador.

Com isso, após os dados corretos, abrirá automaticamente uma janelinha pedindo para digitar o nome de usuário e senha de acesso.

Configuração do roteador pelo IP 168.192.o.1

Também há uma possibilidade de que o 168.192.o.1 não funcione mesmo na sua forma correta, assim, será necessário consultar as informações embaixo do aparelho ou entrar em contato com o fabricante.

Alguns modelos substituíram o IP tradicional por um link na internet, por exemplo, fabricante.net.

Qual o login para acessar?

            O login de acesso padrão é “admin”, tanto como nome de usuário como senha. Entretanto, isso pode variar de acordo com alguns modelos e fabricantes.

Se após acessar o 168.192.o.1 na sua forma correta, não tiver conseguido sucesso ao usar o nome de usuário “admin” e a senha “admin”, você poderá tentar acessar com outros meios.

            Por exemplo, muitas vezes o login pode alternar entre “Admin”, com a letra inicial maiúscula tanto no usuário como na senha, ou até deixando em branco os dois campos e apenas sendo necessário clicar no botão OK sem digitar nenhuma informação.

E após o acesso?

            Se a interface do seu roteador abriu após o passo anterior, está tudo ok! A partir daí que começam as configurações. Os passos que virão a seguir podem mudar de acordo com cada modelo de roteador.

            Ao conseguir acessar, esta tela conterá várias informações sobre o que pode ser configurado, como por exemplo, o nome da rede e senha do seu sinal Wi-Fi, DNS, protocolos, dados de segurança e também funcionamento da rede.

            Claro que, dependendo do modelo, a configuração Wi-Fi do roteador pode estar com nomes diferentes ou em locais diferentes dentro da página.

Por isso, é necessário buscar as informações de como funciona o seu roteador. Estas informações também estão contidas na caixa, manual de instruções ou embaixo do seu equipamento.

            É importante saber também que você pode alterar os dados de acesso inicial ao 168.192.o.1 dentro dessa interface.

Alterando você terá maior segurança para sua rede, pois, por ser um padrão para praticamente todos os roteadores, pessoas que conseguem acessar o seu ponto de Wi-Fi, também conseguiram alterar os dados de configuração padrão.

Confira outros IPs Úteis e suas configurações:

Posso configurar o 168.192.o.1 mesmo sem ter conhecimento?

            Normalmente os roteadores possuem interfaces de fácil acesso, para que qualquer usuário possa configurar, inclusive pelo fato dos fabricantes saberem que a maioria dos seus produtos irá para residências de usuários comuns, sem um prévio conhecimento do assunto.

Também há o fato de que grande parte destes roteadores, quando o usuário acessa o 168.192.o.1, acaba se deparando com uma interface toda em inglês, sem uma opção de converter para o português. E, independente disso, a maioria dos termos não possui tradução.

            Então qualquer configuração errada pode trazer algum problema para a sua conexão, fazendo-a não funcionar como o esperado. Por isso, é recomendado que haja o acompanhamento de alguém que possua esse conhecimento se você não quiser se arriscar a cometer algum erro simples.

            É importante salientar que qualquer erro poderá ser corrigido resetando as configurações pelo próprio aparelho. Mas claro que isso pode não ser tão simples de corrigir depois.

Alguns já vêm instalados e configurados pela fornecedora da internet, então muitas vezes pode ser necessário solicitar assistência técnica da empresa para realizar tais configurações novamente.

            Para finalizar, não esqueça que o correto é utilizar 192.168.0.1 e é necessário salvar todas as configurações que forem feitas, pois apenas fechar a janela do navegador não fará isso. Alguns apresentam a opção ao tentar encerrar o navegador e outros já exibem na hora que qualquer mudança seja feita.

Deixe um comentário

error: Content is protected !!